domingo, 9 de dezembro de 2007

" POR QUE VOCÊ OUVE TANTA PORCARIA?"

Diariamente ouvimos uma enxurrada de músicas de péssima qualidade, tanto no rádio como na TV e mesmo que tenhamos noção de que são ruins, a repetição exagerada de vezes que somos obrigados a escutá-las faz com que venhamos a acostumar com elas, chegando a gostar.

Essa repetição contínua define quem vai vender mais e aparecer mais, e acaba estabelecendo um padrão de gosto. Segundo a ex-diretora da rádio Ipanema FM, Kátia Suman, o sistema funciona da seguinte maneira: a música vai tocar 300 vezes até que a pessoa ache que gosta daquilo.
O triste disso é que como diz Militão de Maya Ricardo, os críticos, os jornalistas, os músicos e os professores só reclamam das gravadoras, mas a maioria não toma iniciativa alguma para mudar esse quadro.
Creio que se quisermos que os alunos venham a apreciar a boa música, devemos apresentar-lhes a essa desde cedo, e incansavelmente lutar contra os apelos da mídia.
" A música brasileira aconteceu, e certamente acontecerá. Mas fora dos meios de comunicação, e certamente fora do festival de música brasileira da Rede Globo" (Dado Villa Lobos).

Nenhum comentário: