quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Filosofia



A Educação após Auschwitz


O episódio de Auschwitz foi um dos acontecimentos mais marcantes na história da humanidade. Adorno aborda uma questão fundamental para compreender o passado histórico referente ao Holocausto na Alemanha Nazista. Para ele, é inaceitável procurar hipóteses para justificar o ocorrido. Para que um novo Auschwitz não venha ocorrer, precisamos educar para a reflexão, pois o consumismo desenfreado, o individualismo cada vez maior, a intolerância diante do outro são fortes indícios de que devemos pensar nessa possibilidade.

Para Adorno a escola necessita ser remodelada, de forma geral, com métodos de ensino mais dinâmicos que proporcionem aos alunos meios para interagirem e se tornarem parte da escola.

A educação deve possibilitar a autonomia reflexiva do sujeito para que não se caia no risco de uma frieza social egoísta, enfim, deve propiciar aos outros e a si mesma condições de exercer a crítica para que esta se produza de modo esclarecedor e emancipador.Para Adorno a educação deve ser pautada na análise do presente, e de como evitar que se repita a barbárie, através do esclarecimento, sem deixar esquecer o horror ocorrido.




Questões Étnico-Raciais


A luta pela superação do racismo e da discriminação racial é, pois, tarefa de todo e qualquer educador, independentemente do seu pertencimento étnico-racial, crença religiosa ou posição política. O racismo, segundo o Artigo 5º da Constituição Brasileira, é crime inafiançável e isso se aplica a todos os cidadãos e instituições, inclusive, a escola.
"Precisa o Brasil, país multi-étnico e pluricultural, de organizações escolares em que todos se vejam incluídos, em que lhes seja garantido o direito de aprender e de ampliar conhecimentos, sem ser obrigados a negar a si mesmos, ao grupo étnico/racial a que pertencem, a adotar costumes, idéias, comportamentos que lhes são adversos. E estes certamente serão indicadores da qualidade da educação que estará sendo oferecida pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis."( Renisia Garcia Filice –Historiadora - Identidade fragmentada: Um estudo sobre a Historia do Negro na Educação Brasileira MEC/Inep)

Tanto a LDB, quanto a constituição federal trazem como obrigação das instituições e de todos os educadores o trabalho de superação ao racismo, através da ampliação do acesso a informação sobre a diversidade da nação brasileira, o combate à privação e violação de direitos, dentre outras determinações, no entanto, ainda se vê pouco sendo feito dentro das escolas com relação às Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminação. É muito comum, professores lembrarem do assunto em novembro, na semana da consciência negra.










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