quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Temas Geradores

A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo ao invés disso, o diálogo entre ambos.
Alfabetização de jovens e adultos através de palavras "geradoras", foi um método idealizado por Freire.
As palavras seriam para a alfabetização e os temas para os debates, várias áreas da educação, num processo de conscientização.
Eram usadas palavras que representavam a realidade de cada grupo de alunos. Assim, ao grupo que trabalhava na área da construção usava-se o TIJOLO, enquanto que para os dos outros grupos, seriam usadas também palavras da sua vivência.
A razão do uso de palavras do conhecimento dos grupos seriam em função da motivação que causa ao envolver as pessoas com palavras de seu cotidiano,gerando um tema comum a todos, e as discussões em torno dessa palavra.
Para Paulo Freire deve-se sempre partir do que os alunos já sabem, conhecem, pois todos tem uma história de vida.



Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Silvana! Realmente os "temas geradores" inovaram a alfabetização não apenas como leitura de texto, mas, sobretudo, como uma leitura de contexto , possibilitando ao aluno que juntamente com a descoberta do código de leitura e escrita fosse ao mesmo tempo relendo e reescrevendo de forma crítica e dialógica o mundo no qual vive, gravita, age e reage, cria e procria.