segunda-feira, 28 de junho de 2010

Refletindo sobre a Educação Ambiental nas escolas



Assim como os PCNs, a Constituição Federal também estabelece como competência do poder público, promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino.
Com o aumento da degradação a cada dia que passa, se faz necessário que a EA faça parte dos projetos pedagógicos das escolas.
Apesar de ser um tema transversal, a EA pouco acontece na prática, dentro das escolas. O que normalmente acontece são ações isoladas e esporádicas que logo "passam" e são esquecidas dentro e fora das escolas.
Acredito na EA como parte integrante do currículo, quando é um ítem contemplado no PPP de uma escola e onde todos vivenciem diariamente participando de forma prática e ativa, desde o processo de construção até a execução. No entanto, penso que algumas atitudes são extremamente urgentes, como por exemplo "começar do zero", ou seja, quando essa não é uma preocupação da escola, que se inicie com pequenas ações e principalmente através da conscientização de pequenos grupos.
A Educação Ambiental exige que a escola vá além da informação, da teoria. É preciso que ela contribua na formação de cidadãos conscientes de seu "papel" assumindo suas responsabilidades com o meio ambiente.
Acima de tudo confio muito na sensiblização como aliada na busca da conscientização, pois penso que através da amorosidade pode-se conquistar o respeito às coisas do nosso Planeta e assim cuidar melhor dele. Conforme Vilmar Berna (2004, p.30):"O educador ambiental deve procurar colocar os alunos em situações que sejam formadoras, como por exemplo, diante de uma agressão ambiental ou conservação ambiental, apresentando os meios de compreensão do meio ambiente. Em termos ambientais isso não constitui dificuldade, uma vez que o meio ambiente está em toda a nossa volta. Dissociada dessa realidade, a educação ambiental não teria razão de ser. Entretanto, mais importante que dominar informações sobre um rio ou ecossistema da região é usar o meio ambiente local como motivador."
Segundo Currie(1998), “... para garantir a sobrevivência da espécie, precisamos desenvolver o respeito mútuo entre os diferentes membros da espécie e uma compreensão global da fundamental importância de todas as formas de vida coexistentes em nosso planeta. As crianças de hoje precisam desenvolver essas atitudes básicas, durante sua permanência na escola, para poder contribuir amanhã, de forma consciente, para a melhoria de nossa aldeia global como adultos, cidadãos plenos do mundo.”

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BERNA, Vilmar. Como fazer educação ambiental. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.
CURRIE, K. L. 1998. Meio Ambiente: interdisciplinaridade na prática. Editora Papirus, Campinas.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Silvana, tudo bem?

Esta seria a última semana de postagens, porém você ainda pode colocar suas postagens em dia até o dia 12/07.

Beijão