domingo, 6 de junho de 2010

Refletindo sobre sustentabilidade

O tema sustentabilidade foi o assunto abordado durante a semana anterior. Refletimos sobre as ações que poderiam reduzir a degradação do meio ambiente e como podemos procurar alternativas para vivermos num ambiente sustentável.

“As pessoas usam dinheiro que não têm, para comprar coisas que não necessitam, para impressionar pessoas que não conhecem.” Oystein Dahle

Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

A cada dia que passa, o ser humano vem destruindo mais o meio ambiente.

Sabemos que o desenvolvimento econômico é necessário, mas que este não venha a causar tantos danos ao planeta.

O homem vem buscando o progresso, sem respeitar o meio ambiente, destruindo o ar, as águas, o solo e a vida das demais espécies.

Essa busca desenfreada pelo crescimento tem feito com que as pessoas queiram adquirir sempre mais do que o necessário.

O desenvolvimento sustentável traz a idéia de produzir sem trazer danos ao meio ambiente, ter lucro sem destruir os recursos naturais.

Isso vai além da ação individual, pois para que ele ocorra é imprescindível a participação de todos, desde os governos, os empresários até o indivíduo, em suas residências.

Além dos problemas da degradação ainda existe um que é cultural e que precisa ser mudado já, o desperdício. N o Brasil, segundo o IBGE, 20% dos alimentos são desperdiçados (desde a colheita até a mesa da comunidade). Toda essa comida jogada fora seria suficiente para alimentar a toda a população carente do país.

Aliado a isso, há também o problema do desperdício de material reciclável que, despejados na natureza, geram poluição ambiental.

Metade de toda a água tratada no nosso país é desperdiçada.

Esses e outros problemas ambientais poderiam ser amenizados, senão resolvidos, se cada um tomasse consciência de que não somos donos desse planeta, e que as gerações futuras têm o direito de conhecer e usufruir de todos os recursos existentes na natureza.

“A Terra tem o suficiente para as necessidades de todos, não para a gula de todos”. (Mahatma Gandhi)



2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá silvana,

Segue uma questão para sua reflexão na próxima semana!

Será que estamos preparados para ensinar os nossos alunos em educação ambiental? Que ações dentro da sala de aula revelam esse "olhar" para a educação ambiental?

Abraços

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá querida!

Estamos aguardando suas postagens, já estamos na reta final!

Abraços