sábado, 2 de outubro de 2010

As artes na Educação

As artes ainda não recebem o devido valor, nas escolas brasileiras. São vistas como conteúdo supérfluo.
Para Vygotsky "é perfeitamente admissível a opinião de que as Artes representam um adorno à vida, mas isso contradiz radicalmente as leis que sobre elas descobre a investigação psicológica. Esta mostra que as Artes representam o centro de todos os processos biológicos e sociais do indivíduo na sociedade e que se constituem no meio para se estabelecer o equilíbrio entre o ser humano e o mundo nos momentos mais críticos e importantes da vida. Isso supõe uma refutação radical do enfoque das Artes como adorno." (1972,p.316)
Através do teatro os alunos podem estar buscando ou até apresentando soluções para problemas de seu cotidiano. As questões ambientais por exemplo, podem ser abordadas de forma lúdica através da improvisação. Certamente o aproveitamento em termos de conhecimento será bem maior do que se for apresentado (o tema) sob a forma tradicional, do uso de textos expositivos.
Através do jogo teatral a criança vivencia, experimenta sensações, emoções, sentimentos, etc.
Como diz Morin, “educar para compreender a matemática ou uma disciplina determinada é uma coisa; educar para a compreensão humana é outra”.
O teatro possibilita um ambiente de trabalho coletivo, livre, de criação e "despertador de sensibilidade".

Referências:

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000

VYGOTSKY, L.S. Psicologia del arte. Barcelona: Barral, 1972.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Legal Silvana. Continue buscando reflexões e postagens que possam te ajudar na contrução de seu TCC.

Bjs