domingo, 14 de novembro de 2010

“Direito à educação”,

A Epistemologia piagetiana crê na importância da experiência para o conhecimento, assim como, coloca o sujeito como parte fundamental para este processo cognitivo.
Para Piaget o conhecimento é elaborado por meio de uma “construção contínua”, isto é, ele não se encontra pronto e acabado.
Cada estágio “[...] começa por uma reconstrução, em um novo plano, das estruturas elaboradas no curso do precedente, e esta reconstrução é necessária às construções ulteriores que ultrapassam o nível precedente [...]” (PIAGET, 2003, p. 172).
Sabemos que o trabalho com conteúdos de sala de aula usando o método de construção da aprendizagem,exige que o professor problematize mais, aguce a curiosidade de seus alunos que esteja preparado.
Relendo as participações dos colegas nos fóruns da interdisciplina de Psicologia II, transportei meu pensamento à minha infância, mais propriamente a fase dos 8, 9 anos de idade buscando alguma lembrança sobre trabalharmos com materiais concretos, com conteúdo de nossas vivências, com experimentações e o que lembro é que decorava muito bem a tabuada, as regras de acentuação, enfim lembro de copiar, reproduzir o que tinha em textos e que muita coisa era totalmente descontextualizado, por exemplo, não esqueço que em um texto que a professora da 4ª série nos propôs, havia a referência à jaca( fruta) o que me deixou muito curiosa e sempre dizia que queria conhecer uma, só vi uma aos 16 anos de idade. Confesso, que frustração! Achei sem graça demais.
Eis um trecho retirado de um dos fóruns, postado por mim
"Como a maioria dos colegas relatou, a maioria de meus professores também eram autoritários, donos da verdade e do saber. Raramente proporcionavam a construção de conhecimentos. Passavam informações, conteúdos, conhecimentos e aguardavam respostas a seus questionários.
Desde a quarta série que tenho dificuldades com disciplinas da área de História e Geografia, porque as aulas eram sempre parecidas: cargas de textos, os quais deveríamos decorar e depois responder às perguntas. A verdade é que as salas de aula ainda hoje estão cheias de professores que fazem esse mesmo tipo de atividade. Não condeno ninguém por seu método de ensino, mas acredito que precisamos cada vez mais tornar nossas aulas atraentes, prazeirosas.
Sempre falo, inclusive aos pais que questionam sobre a falta de cadernos cheios de atividades, que isso não é o que \"fica marcado\" é o que eles fazem com alegria e satisfação, como por exemplo quando se faz um teatro, uma dança, um desenho, etc. Infelizmente, ainda o que nos \"trava\" um pouco, é a reclamação dos pais e responsáveis, que querem ver seus filhos cheios de tarefas, mesmo que sem nenhum sentido, cadernos cheios de conteúdos, muitos cálculos, tabuada, questionários, etc.
O que não dá é para deixarmos a \"peteca cair\", e continuarmos acreditando que construir é melhor do que reproduzir."

Conhecer um objeto é agir sobre ele e transformá-lo, apreendendo os mecanismos dessa transformação vinculados com as ações transformadoras. [...] (PIAGET, 1970, p. 30).
Não basta uma “educação para todos” . É preciso ir além, pensar o que queremos e onde queremos chegar com nossas aulas.
“[...] o que se deseja é que o professor deixe de ser apenas um conferencista e que estimule a pesquisa e o esforço, ao invés de se contentar com a transmissão de soluções já prontas”(PIAGET, 1998).


REFERÊNCIAS:
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970
______. Para onde vai a educação? Tradução de Ivete Braga. 14ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
______. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Tradução de Francisco M. Guimarães. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

Um comentário:

Unknown disse...

olar so estudante de pedagogia 2 periodo .
presizo do seu portifoio para estudo e elaboracao de atividades conplementres .
vc poderia min enviar por email ?


si poder esta ai o email,
jujubajaulos54@gmail.com

fico muinto agradecido .