domingo, 4 de maio de 2008

" Em tempos de DENGUE tudo é válido"


Seguindo a sugestão dada através da interdisciplina de Ciências, construímos em sala de aula várias armadilhas para pegar mosquitos, as MOSQUITOEIRAS GENÉRICAS ( mosquitéricas).
Cada aluno confeccionou apenas uma, já que são pequenos, da turma de 4º ano.
A construção é bem simples e funciona:
  • Cortar uma garrafa PET de 1,5 ou mais. Cortar a parte superior para fazer uma espécie de funil.
  • Cortar cerca de 10 cm da PET, parte da base da garrafa.
  • Lixar a parte interna do pedaço similar a um funil.
  • Utilizando o "anel" parte da tampa da própria garrafa, fazer um fechamento com um pedacinho de tela dobrado( pode ser "microtule")
  • Colocar cinco grãos de arroz ou alpiste amassados,dentro da parte inferior da garrafa.
  • Selar as duas partes com fita isolante.
  • Encher com água limpa até cerca de 3 cm da borda do funil. Complete com água à medida que a mesma for evaporando.
  • Colocar a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos.
  • É necessário ser um local sombreado, as fêmeas do mosquito não gostam de sol.
A fêmea do mosquito verifica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos.

Por que é necessário colocar os grãos de arroz ou alpiste amassados?

A fêmea só põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas. Até os mosquitos têm instinto materno.
Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente. A tela serve de elemento de ligação entre as duas partes e não permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente.
Periodicamente esvaziar a parte inferior e matar as larvas com cloro.
Verificar se está tudo ok com a tela e encher novamente a armadilha com água.

Ficou combinado que a cada semana, cada aluno deve analisar as suas armadilhas e fazer um relatório escrito e oral, para a turma, sobre o aparecimento ou não de larvas, da quantidade por armadilha, etc.
Também ficou acertado que todos deveriam fazer uma campanha para que se multiplicassem os números de armadilhas entre as redondezas.
Além disso, os alunos passaram nas salas de outras turmas para mostrar o trabalho realizado e fazer o convite para que eles colaborassem unindo - se a eles contra esse mal.

Nenhum comentário: