quarta-feira, 14 de maio de 2008

A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

As aulas, atividades e textos das aulas de Matemática, influenciaram muito as minhas aulas e, principalmente, minhas reflexões acerca do ensino de Matemática nos anos iniciais. Muitas teorias e crenças foram - se por terra. Uma das minhas práticas era até então, de trabalhar com números pequenos e aos poucos ir aumentando, ou seja, iniciava com os números até dez, depois até 20, 30, e assim sucessivamente, até chegar o final do segundo trimestre, e assim trabalhar com a centena ( no primeiro ano ).
Agora, trabalho diferente, fiz um painel com números de 0 a 100, e em atividades, já exploramos números ainda maiores.
Trabalhei com a idéia de numeração decimal e, a maioria compreendeu sem dificuldade o processo e consegue,mesmo sem termos chegado ao final do 1º trimestre, a escrever, ler e até quantificar números bem maiores que a centena.
Trabalhamos pelo menos duas vezes por semana com a exploração de toda espécie de número encontrada em nossa sala, como o calendário, o painel de números, o cartaz das datas comemorativas, dos aniversariantes, os folhetos de propagandas contendo os preços de produtos e outros materiais trazidos pelos alunos.
Realmente percebi o quanto subestimamos o conhecimento trazido do mundo de nossos alunos.

Nenhum comentário: