sábado, 16 de maio de 2009

Estágios do desenvolvimento segundo Piaget

Segundo Piaget o desenvolvimento da criança ocorre por estágios, ocorrendo uma modificação progressiva dos esquemas de assimilação, propiciando diferentes maneiras de o indivíduo interagir com o meio, ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação.
Ele não define idades rígidas para cada uma dessas etapas (estágios), mas sim que eles se apresentam em uma seqüência constante.

Estágio sensório – motor:
A atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora.
A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos. Sua ação é direta sobre eles. Essas atividades serão o fundamento da atividade intelectual futura.
A estimulação ambiental deve ser principalmente de natureza sensorial (visão, audição, tato, paladar, olfato) e motora (movimentos com o corpo). Os estímulos do ambiente interferirá na passagem de um estágio para o outro.
De 0 a 2 anos (mais ou menos)

Estágio pré-operacional:
A criança desenvolve a capacidade simbólica; “já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos”. Para a educação é importante ressaltar o caráter lúdico do pensamento. Este período caracteriza-se: pelo egocentrismo: isto é, a criança ainda não se mostra capaz de colocar-se na perspectiva do outro, o pensamento pré-operacional é estático e rígido, a criança capta estados momentâneos, sem juntá-los em um todo; pelo desequilíbrio: há uma predominância de acomodações e não das assimilações; pela irreversibilidade: a criança parece incapaz de compreender a existência de fenômenos reversíveis, isto é, que se fizermos certas transformações, somos capazes de restaurá-las, fazendo voltar ao estágio original, como por exemplo, a água que se transforma em gelo e aquecendo-se volta à forma original. Dos 2 anos aos 6 anos(aproximadamente).

Estágio das operações concretas:
A criança já possui organização mental integrada. É capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração. Desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade). Mais ou menos dos 7 anos aos 12 anos de idade.

Estágio das operações formais:
Ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. A criança se liberta inteiramente do objeto concreto, inclusive o representado, operando agora com a forma. Nesse estágio têm início os processos de pensamento hipotético-dedutivos. A representação agora permite abstração total.
Dos 13 anos em diante.

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