domingo, 4 de outubro de 2009

Alfabetização e letramento

A escola não se preocupa com o letramento social, somente com o escolar. Ela só reconhece como alfabetização a aquisição do sistema. Concentra-se apenas no ensino da gramática.
A escola tem como responsabilidade combater o analfabetismo funcional, e isso só se faz formando indivíduos leitores. É preciso ensinarmos a ler revistas, jornais, textos científicos, dentre outros e que também proporcionemos a troca de idéias, discussões e análises críticas das leituras feitas por nossos alunos.
Um ambiente é alfabetizador quando nele existe um conjunto de situações de usos reais da leitura e escrita nos quais a criança tem a oportunidade de participar e atuar sobre o objeto de conhecimento.
Quando adultos que convivem com a criança utilizam a escrita no seu cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem pensar sobre a língua e seus usos, construindo idéias sobre como se lê e como se escreve e para que se escreve. Assim a criança chega a vivenciar a função social da leitura e da escrita de forma prazeroza e significativa.


O QUE É LETRAMENTO

"Letramento não é um gancho

em que se pendura cada som enunciado,

não é treinamento repetitivo

de uma habilidade,

nem um martelo

quebrando blocos de gramática.



São notícias sobre o presidente,

o tempo, os artistas da TV

e mesmo Mônica e Cebolinha

nos jornais de domingo.



É viajar para países desconhecidos,

sem deixar sua cama,

é rir e chorar

com personagens, heróis e grandes amigos.



Letramento é, sobretudo,

um mapa do coração do homem,

um mapa de quem você é,

e de tudo que você quer ser."

(Autor desconhecido)

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Oi Silvana! Nessa postagem expressas as tuas reflexões sobre Alfabetização e Letramento. O que as leituras empreendidas nessa interdisciplina te levaram a pensar sobre a tua forma de trabalhar? Abraços

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Silvana não deixe acumular suas postagens! Abraços

Geny disse...

Querida aluna Silvana
Acho muito interessante esse pensamento,
“Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de tudo, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade”. (Paulo Freire)
Seus questionamentos são interessantes seu entendimento e suas colocações sobre Letramento são coerentes com que almejamos você demonstra ser uma Educadora comprometida e isso faz a diferença.
Suas postagens fazem parte da sua trajetória acadêmica.
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS