quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Comênio: "Ensinar a todos"


Frases de Comênio:

“Deve-se começar a formação muito cedo, pois não se deve passar a vida a aprender, mas a fazer”

“Age idiotamente aquele que pretende ensinar aos alunos não quanto eles podem aprender, mas quanto ele próprio deseja.”


Comênio foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os sentimentos da criança. Ele defendia a idéia de uma escola onde as crianças fossem respeitadas como seres humanos dotados de inteligência , aptidões, sentimentos e limites. Acreditava também no direito de todas as pessoas à educação. Apesar de só se consagrarem no século XX, essas idéias já eram defendidas por Comênio no século XVII.
Para ele o ponto de partida da aprendizagem deve ser sempre o conhecido: ir do simples para o complexo, do concreto para o abstrato. No seu livro Orbis Pictus, "o mundo das coisas visíveis em figuras" ele elabora um texto em que cada passo é relacionado com ilustrações. Daí já percebe-se a sua atenção em buscar alternativas interessantes, agradáveis, atrativas para ensinar.
Para Comênio é importante que se ensine o que tem valor para a vida e não só o que tem valor para a escola.
Lendo as referências de Comênio, percebe-se o seu pensamento inovador, e remete-nos a algumas indagações: " Como idéias tão inovadoras, só foram colocadas em prática tanto tempo depois?" " Por que ainda hoje muitos educadores são tão resistentes a esse tipo de educação que tenta levar o aluno a ser capaz de pensar por si mesmo, sendo ator e não apenas um espectador?"

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Silvana você traz a seguinte questão: Para Comênio “é importante que se ensine o que tem valor para a vida e não só o que tem valor para a escola”. Reflita sobre isso... ilustre com casos concretos... cite algum exemplo de sua prática.

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá, Silvana! Estamos sentindo falta das tuas postagens! Vamos aguardar as próximas. Abraços