quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ser professor

Na interdisciplina Escola Cultura e Sociedade foi proposto que refletissemos através de nossas experiências e das leituras realizadas, sobre o que é ser professor.
Abaixo minha reflexão:
"O professor deve canalizar e potencializar as experiências e conhecimentos de seus
alunos, desenvolvendo com habilidade as capacidades mútuas, sendo um mediador entre as diversas culturas e pontos de vista em sala de aula, compartilhando seu “saber” com abertura para receber o novo e o desconhecido, visto que todos somos seres em desenvolvimento constante.
Desta forma formaremos indivíduos pensantes, críticos, curiosos e capazes de construírem idéias em sociedade sem perder sua individualidade ou essência de criação e talento.
O professor deve estar atento para o novo, pronto para vivenciar cada situação sem conceitos únicos ou fechados, pois só assim chegará às realidades múltiplas das vidas de seus alunos.
Suas aulas devem ir além da transmissão de conteúdos, para que o aluno construa o gosto e a vontade de conhecer o desconhecido , de forma que ao repassar conhecimentos de ordem exata, a criança já tenha construído ou tenha o direito de construir sua visão referente ao fato, podendo recriar ou quem sabe criar uma nova realidade.
O professor se torna responsável pelo bem social, afetivo, cognitivo, motor e intelectual de seus alunos ao respeitar e compreender as diferenças.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

às vezes fico pensando na responsabilidade enorme que nós professores carregamos... o que pensa sobre isso?

Abraços

Blogbixo UFRGS disse...

É verdade Patrícia!
É uma profissão árdua, que nos exige muito!
Então optamos por fazer realmente uma educação que faça a diferença ou seremos mais alguns no grupo dos "transmissores" de informação.
Bjo.