sábado, 18 de dezembro de 2010

As diferentes infâncias

Na interdisciplina Escola, espaço e tempo na perspectiva histórica tivemos que refletir sobre “As crianças e a Infância: definindo conceitos, delimitando o campo” a partir das ideias de Manuel Pinto e Manuel Jacinto Sarmento.

A infância é uma das fases da vida em que mais encontramos contradições. Nessa fase, as crianças deveriam se preparar para a fase adulta, desfrutando desse período com brincadeiras e aprendizagens. No entanto, isso, em alguns casos, não ocorre. De acordo com Manuel Jacinto Sarmento e Manuel Pinto, as crianças e a infância receberam uma importância particular em 1989, com a criação dos Direitos da Criança. O que podemos perceber atualmente é que as crianças, a pesar da pouca idade, têm responsabilidades de adultos. Muitas têm a agenda lotada de atividades esportivas diversas, quase não tendo um tempo livre para ficar com os pais. Outras, de classe social menos favorecida, trabalham como os adultos e admitem tantas responsabilidades como os quais. Diante desse aspecto, um grande paradoxo se estabelece: ser criança hoje em dia significa mesmo não ter responsabilidades? Sabemos que não mais.
Outro fator importante apontado pelos autores que devemos considerar são as variações das condições sociais das crianças do mundo. Segundo os autores essas condições estão divididas entre a etnia, a cultura, o gênero e a classe social. Ou seja, a infância de uma criança com condições financeiras mais favoráveis disponibilizará a ela outros recursos, como boas escolas e bons passeios. Às vezes, esses recursos não são tão benéficos, pois muitos pais, por trabalharem muito, não dão à devida atenção a seus filhos. Já as crianças com condições financeiras menos privilegiadas, talvez não terão as mesmas regalias. Diante disso, podemos traçar outro paradoxo da infância, que terá como principal contraponto as diferenças sociais.
A realidade é que numa única sala de aula temos que estar atentos e bem preparados para trabalhar com as diferentes realidades sociais de nossos alunos.

Nenhum comentário: