domingo, 19 de dezembro de 2010

Quando o professor “ensina”, sempre ocorre aprendizagem?

Ao final de cada trabalho, é hora de avaliar o que o aluno "aprendeu".
Nem sempre ocorre aprendizagem quando um professor ensina. Dependendo do método empregado para que a aprendizagem possivelmente ocorra, o aluno não realizará tal processo. O estudante consegue aprender o que lhe foi transmitido quando assimila a mensagem transmitida sem decorar os conteúdos, empregando na vida cotidiana e prática seus novos conhecimentos. Sabemos que o processo de aprendizagem depende de alguns fatores básicos, como as condições cognitivas do aluno, a forma em que o professor transmite as informações e o interresse que o aluno disponibiliza para aprender.
O processo de aprendizagem envolve outros fatores além dos conhecimentos que são difundidos na escola. A aprendizagem ocorre na vida familiar, quando os filhos ouvem, por exemplo, histórias infantis de seus pais. Ocorre também entre os amigos, que em uma conversa informal podem difundir e ensinar alguma nova informação. Além disso, a aprendizagem pode aliar os conhecimentos prévios do aluno com as aulas da escola, fazendo com que teoria e prática unam-se em uma parceria fundamental para a aquisição do conhecimento.
Diante desses aspectos, verificamos que a aprendizagem não ocorre somente na escola, já que esta deve intentar realizar um trabalho eficiente, aliando os conhecimentos que o aluno aprende em diferentes situações com os conteúdos programáticos estipulados pela instituição escolar.

Nenhum comentário: