domingo, 19 de dezembro de 2010

Aprendizagens

Visitando ao Rooda, passou-se um filme em minha memória. Quantas aprendizagens!
Na interdisciplina ESCOLA, PROJETO PEDAGÓGICO E CURRÍCULO realizei a postagem abaixo, que vem de encontro ao pensamento de muitos autores sobre a questão do valor da educação hoje.


A escola e a transformação

O tema educação está em constante discussão na sociedade brasileira. Estudiosos apontam que a solução de quase todos os problemas que afligem a sociedade atual perpassam pela educação, ou seja, só através de um sistema educacional organizado e eficiente conseguir- se- ia trabalhar temas relevantes, e desenvolver novos valores e com isso amenizar ou prevenir situações como a violência, a miséria, a poluição, etc..
É preciso entender que a existência de profissionais qualificados e motivados para uma tarefa tão árdua quanto a educação, depende do nível de valorização com que a sociedade os distingue.
O papel do professor, nos últimos tempos vem sendo desmerecido gradativamente. Isso faz com que muitos deixem a desejar em sua função.
Falar em educação é pensar em mudança .Mudança de atitude, de hábitos e de costumes. No entanto, como esta mudança é complexa e contínua, ainda observamos alguns professores estagnados, acomodados e sem perspectivas de poder avançar na transformação e atualização do seu fazer docente.
Ensinar para a resolução de problemas sociais e que podem ser resolvidos através da reflexão com diferentes olhares é o grande desafio da educação, cabe ao educador utilizar diferentes recursos.
Acredito no desafio de trabalhar com projeto de pesquisa, construindo uma atitude investigativa.
Os alunos que participam de projetos de pesquisa desenvolvem habilidades como o pensamento crítico, liderança e reflexão teórica sobre os mais diferentes acontecimentos do cotidiano.
Esse é um trabalho que exige bastante do professor. Hoje em dia sabe- se que para a educação cumprir seu papel, o educador deve assumir uma postura de mediador entre o conhecimento, o aluno e a família, despertando uma maior abertura para o aprender.
Na minha prática docente procuro, ao máximo, conhecer a realidade da turma, através de investigações, questionários e pesquisa com os familiares dos alunos. Normalmente isso faz com que eu consiga visualizar o grupo para através desse reconhecimento , repensar a minha prática.
Nas escolas onde trabalho, sinto a dificuldade que é para alguns professores, trabalhar para a transformação.
Infelizmente a maioria, ainda se detém às listas de conteúdos, o que faz com que as aulas sejam sempre iguais, meras transferências de informações e conhecimentos.
Devemos pensar no que é significativo para trabalhar em aula.
Tento, na maioria das vezes, dar sentido às atividades que proponho , buscando ao máximo aproximá- las da vivência dos alunos.
O educador que tem como compromisso ser agente de transformação social não pode deixar de procurar o melhor caminho para vencer o desafio de mudar seu próprio modo de pensar e de proceder, tampouco pode esquecer sua missão de facilitador do crescimento de seus alunos, contribuindo, desse modo, para que as gerações futuras possam usufruir de uma existência mais digna.(Martins,2001, p.10 ).
Nós educadores, temos que abrir mão dos conteúdos, para tratar das pessoas, buscando dar sentido ao que estamos estudando. O professor deve intermediar o processo e ser um provocador, interagindo com o aluno de forma prazerosa.
Cabe a nós, professores, oferecer possibilidades de mudanças, fazendo do espaço escolar, um ambiente capaz de transformar as relações sociais, construindo um futuro melhor para todos.


Referências bibliográficas:

GIROUX, Henry A. Professores como Intelectuais Transformadores. In: GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 157-164.
SARTORI, Jerônimo e KRAHE, Elizabeth Diefenthaeler. Resenha baseada no livro: FREIRE, Paulo. Conscientização : teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes, 1980. 102p.
MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2001

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