sábado, 18 de dezembro de 2010

PEDAGOGIA DE PROJETOS

Sobre a Pedagogia de projetos, na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, minha reflexão do eixo VII:
Aspectos Positivos e Desafiadores na Pedagogia de Projetos
Considero muitos aspectos positivos nesse tipo de trabalho. Um deles é a busca pela superação da fragmentação do conhecimento. Essa metodologia caminha na perspectiva do conhecimento globalizado e relacional, favorecendo a criação de estratégias de organização dos conhecimentos quanto ao tratamento da informação e a relação entre os diferentes conteúdos.
Essa maneira de lidar com o conhecimento é um processo de construção, e como tal, dá-se na dialeticidade por problematizar situações concretas que constituem objetos de estudo e construção do conhecimento.
A Pedagogia de Projetos possibilita a integração dentro e fora da escola, na busca de informações, levando em conta que o aprender é um ato cooperativo e comunicativo. Nessa perspectiva o educador é um facilitador/aprendiz.

Diferenças e semelhanças da aplicação da Pedagogia de Projetos na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
Existem diferenças apenas no sentido dos encaminhamentos, na organização da aplicação.
Se essa metodologia leva em consideração o conhecimento prévio dos alunos, certamente a questão da faixa etária/etapa que se encontra uma turma exigirá encaminhamentos diferentes aos de outra.
Fora isso, nada impede que o professor trabalhe nessa linha com qualquer que seja a etapa ou série, desde que assuma que o aluno aprende quando torna significativa a informação e os conhecimentos.

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